1 de outubro de 2008

Getafe - Madrid

Quando a minha garganta começou a dar sinais de fraqueza, vi logo que a "coisa" ia atacar forte. E foi mesmo o que aconteceu. Basicamente fiquei a minha primeira semana de Erasmus doente e... não fui às duas primeiras festas de Erasmus.=( Sniff Sniff
Mas também não fiquei em casa! Nã, nã. Nós portugueses ou, como mais tarde acredito que seremos chamados, o Grupo do Portugal no Coração, fizemos sempre a festa em casa uns dos outros! Bebuida (no meu caso confinada a chás e águas minerais naturais), queijinho do Pico, umas bolachitas de limão da avó da Vânia, rebuçados de funcho do Funchal e muita conversa. Eu e o Tó deliramos quando vamos a casa deles - do resto do Grupo do Portugal no Coração - porque vemos televisão! Nós temos televisão, mas não temos uma imagem nítida, definida nem um som único vindo exclusivamente do canal que estamos a ver. São muitos ruídos e uma imagem, bem... nem se pode chamar imagem ao que vemos. Compreendem não?!


No primeiro Sábado que cá estivemos fomos até Madrid para uma "gincana" pela cidade. Constituiram grupos e ala por ali fora. Por minha causa a Lucie foi parar a outro grupo, mas por minha causa também conheceu muita gente!=) Os Portugueses com o tal Portugal no Coração ficaram todos juntos e a nós juntaram-se mais dois portuguesÓ- Venezuelanos, o Benoit francês (que me perguntou se o meu tom de pele tinha sido das praias portuguesas!!lolol... para quem me conhece e viu este Verão sabe que foi a primeira vez que tive tão ariana), o Daniele e a Alice que são italianos, a Yasmin que é uma britânicÓ- JamaicanÓ- Muçulmana, a Marie que é da Alemanha ou da Polónia, acho que ela nem sabia bem de onde era, e a Linda que é do Perú! Deram-nos um mapa e havia x lugares pelos quais tinhamos de passar. Fomos a muitos e não me lembro do nome de quase nenhum: Plaza Major, Plaza de España, a Plaza onde tem o palácio real, a plaza onde está o Dom Quixote, o Sancho Pança e ainda... o Cervantes; a calle do cotovelo, (onde andamos a cuspir caroços de azeitonas, o que valeu foram mesmo as azeitonas=)... Resumindo, Madrid é lindo!! Mesmo!! Nesse dia também conheci o que Madrid tem de pior. O Metro. Bem, mas que coisa grande, feia, abafadíssima, claustrofóbica é aquela?! E mais, são 12 linhas só na cidade de Madrid. Não percebi pevas, o que vale é que temos uma bússula , Vânia!!, e que nos soube indicar sempre os caminhos certos! Gracias!



Já sabem todos também que aqui os filmes são doblados. Todos. Aqui o Brad Pitt ou o Al Pacino são espanhóis. Ah, e que os Simpsons hablán español, e muito melhor do que eu pensava, principalmente o Homer que digamos parece não ter muita queda para aprender assim tão bem uma língua!... Lol! E se pensavam que a era do Big Brother já tinha passado, desenganem-se porque aqui en España ele veio para ficar! Já vai na 10ª edição! Ui Ui. E Lilianas Aguiar a apresentar o "Toca a Ganhar"?? Essas são aos montes aqui. É no canal 8, 9, 15, 16, 26, 29... A televisão em Espanha é muito pior que a portuguesa e isso sem dúvida alguma. Então não é que a meio do telejornal deram a notícia que uma senhora e um senhor, conhecidos dos espanhóis obviamente, tinham rompido o seu namoro! E mais, andaram a entrevistá-los para saber o porquê. E se dizem que em Portugal há muita criminalidade, aqui nem sei que palavra usam. E o povo gosta de ver! Ui, o que aqui se faz. Mas Getafe é calminho. Pelo menos em 12 dias cheguei 11 vezes depois da uma e das duas e até das quatro da manhã a casa, vinda de casa do pessoal e nada! (Também não é coisa que goste muito de fazer eles que o digam. Sorry!)



Ah, e houve o magnífico Botellon!! Então é assim. Basicamente juntam-se centenas de estudantes nos jardins da Cidade Universitária de Madrid, com bebida e afins(porque eu fiz uns belos duns croissants mistos para o caso de dar fominha, e deu) para confraternizarem uns com os outros! Os Botellones são proibídos em Espanha, mas ali a polícia não pode intervir, apesar de ter passado a noite a nos rondar como se fossemos criminosos!! Hehe. Foi muito giro. Eu e o Tó compramos um vinho Rosé muita muita rasquinho no Ahorra Más(o meu novo supermarket) , vertemos o liquido para duas garrafitas de água e ala prá fiesta! Entonces o que acontece: as pessoas simplesmente chegam-se ao pé de ti e perguntam "Donde és?" e começa uma nova amizade! lol Conhecemos muito pessoal fixe, três brasileiros, com um dos quais ou neste caso, a qual tive a falar sobre o acordo ortográfico e a tentar explicar porque não concordava, com muito jeitinho, para ver se não feria suscetiblidades(que deve ser como eles dizem). Custou muito, mesmo! Depois conhecemos uns espanhóis, duas alemãs, que possivelmente no dia a seguir não se devem ter lembrado de onde tiveram pelo estado em que estavam, a Charlotte que é belga mas não se lembra do Europeu 2000, e no final da noite encontramos um grupo de portugueses do Porto com quem tivemos a falar o resto da noite! Erro de novatos, apanhamos um táxi para casa. Lá o senhor condutor disse que saia mais ou menos 18 euros. És mentira! Depois constatámos que a contagem era ao segundo, 5 cêntimos por segundo. No final 21eurinhos, ali! E eu acabei a noite com a voz da Marge Simpson!
Tou com montanhas de sono! Isto de querer contar tudo num dia não dá. Amanhã hei de recordar-me de mais coisas e escrever. Ah, e Lepras e companhia, estoy esperando por vosotros!



Hasta luego!

Sem comentários:

Seguidores

A minha foto
Lisboa, Açores, Portugal
Antes um blog de Erasmus, agora um blog ... de tudo