28 de outubro de 2008

À vinda pra casa depois das aulinhas parei no El Corte Chino para comprar um paraguas. Quando ia pagar (3.50€) reparei que não tinha dinheiro suficiente e depois de saber que também não podia pagar com a tarjeta disse, esperançada,
- "Pois que no tieno todo el diñero, no lo puedo comprar." - cara trite.
Ao que a senhora então respondeu "Quanto tienes?"
- " Trés con cinco" - cara triste
- "Vale! Vale! Pudes levar lo"
- "Muchas gracias!" - cara de quem conseguiu regatear com um chinês.
E pronto, amanhã já não apanho molha nenhuma e vou estrear o meu paraguas todo fashion azul com florzinhas verdes!=)

Vou fazer o jantar que estou cheínha de fome.
Hasta luego!

"Para mim hoje é Janeiro, está um frio de rachar"

Hoje o dia amanheceu escuro, chuvoso e FRIO! Enquanto estava a preparar-me para ir para as aulas não dei conta do frio que estava(talvez porque a minha casa está sempre um forno não fosse eu morar com dois polacos)e vesti basicamente uma t-shirt, um casaquinho de malha e, então sim, um casaco mais quente. Não foi suficiente! Este frio entra nos ossos, dá a volta aos pulmões e queima a ponta do meu nariz. E estamos em Outubro, nem quero imaginar daqui a um mês. A juntar-se ao frio apanhei uma molha descomunal a ir para a faculdade. Isto de poupar nos transportes públicos também tem o seu senão.

Cheguei à aula de Técnicas de Locución encharcada. Ainda tive a apresentar um trabalho para a turma inteira, que é sempre agradável quando não estou a falar a minha língua. Enquanto leio tenho 80 olhos (vezes dois) postos em mim, e 80 ouvidos(vezes dois) claro, não vá eu dar alguma calinada gramatical e dar-lhes motivos para se rirem da minha pessoa. Depois foi a parte mais interessante. Estive a gravar um suposto bloco de notícias na rádio! Tinhamos de procurar nos jornais algumas notícias e reescrever os títulos de acordo com os padrões da rádio. Entoces, imaginem a música inicial das notícias e à indicação da professora... "El frío llega a Madrid!" y "Cristiano Ronaldo, eleito el mejor jogador de la temporada passada" (sim, porque vinha esta notícia hoje no jornal!!) . O produto final não me agradou completamente, por razões técnicas, mas a professora disse que para una no-española prununciaste tudo mui bien" ou quanquer coisa do género.

Quinta, para Guión de Cine tenho de apresentar o argumento da minha Curta-Metragem, que já tem pelo menos uma história, e para Sexta tenho de escrever parte de um guião para um programa de rádio, da futura Rádio Té! Aqui trabalha-se a sério!

23 de outubro de 2008

Algumas lições de inglês na TV espanhola

"Mi gusta alba" em inglês diz-se "Mi gusta sunrise"

"Delgado o fina" em inglês é "thin", logo "Josefina" é "Josethin"

"Pedir un vino" em inglês diz-se "Un he comes"

Agora pergunto-me quem é o estúpido do director da TVE 2 que deixa passar este tipo de informação. Não há dicionários español-inglés. Fiquei tão estupidamente absorvida por este spot que me esqueci do resto das baboseiras que se disseram, mas numa próxima ocasião tenho muitos mais exemplos para juntar a estes já degradantes.

22 de outubro de 2008

Gracias!




Este post é dedicado a todos voces que tornaram a minha noite de anos ESPECTACULAR!

Muchas Gracias e sim, estou a ficar velha.

9 de outubro de 2008

Updates de la Semana

Nunca mais fico tanto tempo sem escrever! Agora tenho um montão de coisas pra contar e daqui a uma hora vou ao cabeleireiro!=)
Esta semana passou a correr, felizmente porque amanhã vou a PORTUGALLLLL!!!!! Nunca pensei sentir saudades do meu país(também nunca tinha estado fora dele por tanto tempo). Mañana estou eu no autobus que demora 7 horinhas até chegar a Lisboa. Isto é que tem sido ansiedade.
Hoje fui a Madrid, sozinha!! Quer dizer o Tó foi até Atocha, mas depois fui sozinha até Mendez Álvaro para quê!? Comprar o meu bilhete de autobus para Portugal. Gostei quando a senhora da bilheteira me perguntou "Tienes menos de 26 años?" Tipo, qual é? Normalmente perguntam-me se eu tenho mais de 18! Senti-me bem!=) Mas andar de comboio alone é chato. E aqui em Madrid, perdona, mas há muitos árabes de mochilas na mão. Reconheço sempre um batalhão de potenciais terroristas aqui em Madrid. Não fosse eu quem sou! Mas foi giro. Voltei a Getafe toda contente com a minha passagem na malinha.
No Sábado fomos(eu a Lucie a Inês e o Tó) a Madrid jantar a casa de duas colegas Fcshianas, a Carla e a Sara(para quem não sabe o que significa.. são as criaturas que foram enganosamente atraidas pela FCSH)e foi muito fixe! Jantamos optimamente bem e ainda comemos chouriços do Alentejo + queijo do Alentejo + Sangria. Não era alentejana. Depois lá saimos pra fabulosa noite de Madrid. Começamos na Shueka( yah! ), passamos por um bar LINDO - o Clandestino! onde passavam música sul-americana e reppavam plo meio, adorei, adorei! Só que acabaram às 3.30h da manhã. E aí começou a nossa odisseia para encontrar um bar minimamente bom onde não se pagasse pra entrar. Digo-vos, foi tarefa impossível. Ou fecham às 4h da manhã ou paga-se um balúrdio e nós somos estudantes pah, mais, somos estudantes de Erasmus o que nos torna ainda mais pobres principalmente em Madrid. Só sustentamos Bottellones e é de quando em vez.Lol!
Resultado, andamos à procura de um barzinho quando suddently eu, je, oiço uma língua extremamente familiar(além obviamente do espanhol agora). Então o que era? Não era, eram... e eram 3. 3 portugueses erasmus que já estavam como nós, prontos pra ir pra casa porque a carteira não deixava tentar novas aventuras. E só para terem uma noção, deviam ser quase 4h quando os encontramos. ...Eram 6 da manhã quando cheguei a Atocha que foi quando, pela primeira vez me sentei. Andamos todos durante duas horas tipo vagabundos, sem destino em Madrid. Deste os Nuevos Ministerios, a Opera, ao Sol, à Gran Via, de novo ao Sol, à Plaza Cibelline até Atocha.
Foi uma noite diferente mas uma bela noite! Cada vez adoro mais Madrid!
As aulas vão mui bien. Hoje apresentei o projecto para um guião de uma curta-metragem, mas o professor disse que a minha ideia era um pouco abstrata o que torna o meu trabalho mais complicado e por isso aconselhou-me a fazer algo mais simples. Também acho que é melhor porque era uma história sobre várias pessoas com as suas paranóias e excentricidades e a construção das personagens ia tirar-me, certamente, muitas horas de sono. Até ontem à noite não tinha ideia nenhuma e, como é habitué, o grupo do Portugal no Coração juntou-se em casa da Mejede da Inês e da Lucie. Ajudaram-me todos a idealizar uma história que tinha de ser entregue hoje às 9h da matina. E não ficou nada má!=)
Bem, está na hora. Da próxima vez que escrever vou ter o cabelo novo!Lol
Hasta Luego!

4 de outubro de 2008

RÁDIO TÉ

RÁDIO TÉ
ENCADENA-TÉ!

Estes são os respectivos nome e futuro slogan da rádio que estou a "construir" com a Eva, o Tó, o Fernando, o Francisco (todos espanhóis) e o Moisés(um colombiano que tem cara de mau) para a cadeira de Produção e Realização Radiofónica. Rádio Té em português significa nada mais que Rádio Chá! E porquê Té? ... A nossa rádio irá cingir -se só e apenas a conteúdos relativos à cultura anglo-saxonicÓ-americana. Acho que é interessante e já temos muitas outras ideia para explorar. Poderão ouvir o nosso programa lá para o fim de Dezembro, altura em que vamos também criar um blog onde irão ser transmitidos todos os programas da turma!

Fiesta en Pasíon

E eis que tive a minha primeira festa Erasmus, a Fiesta de la Tuerca y el Tornillo! Cada chica à entrada recebia uma porca e os chicos um parafuso e quem encontrasse o seu match ganhava um prémio! Não, não era uma viagem a Ibiza. Era ... un chupito! "Uau - dissemos nós - por isso fazemos tudo!" LOL Houve duas portuguesas "sortudas", a Lucie e a Vânia, que ganharam o tal chupito! A música aqui é do best. Alejandro Sanz, muito reggetton, e umas brasileiradas pelo meio, o que animou o pessoal luso-brasileiro! Conhecemos mais portuguesas - é sempre tão bom ver que não somos completamente alienados aqui - e um italiano que falava porrrtugués " Eu sói o Dominique, Dómingóx em Pórtuguéx". Só agora compreendo a dificuldade que é falar e compreender o português. Temos muitas palavras com o som xxxx(eles percebem assim, e o que para nós é normalíssimo) e o "ão" que também parece ser único no mundo! A Eva, a espanhola que é minha colega, está sempre a tentar imitar-me quando falo em Pórtuguéx e é de rir!!

Mas voltando à night de ontem, acabámo-la mais cedo do que queriamos. Fomos até ao Sol porque lá havia uma discoteca supé porreira e que tinha entrada livre até à 1.00. Só que quando lá chegamos tava uma fila tipo de 8 quilómetros. Então volvemos à Getafe de autobus. Já disse que Madrid é uma uma cidade linda!? Estou mesmo a adorar!


E hoje fomos ao melhor lugar de Getafe, a Tertulia que é o bar do Partido Comunista Espanhol. Muito à frente! Só cartazes do Che Guevara , de manifestações, tudo mesmo reaccionário, como não poderia deixar de ser. Mas o melhor cartaz era um que tinha a fotografia de 5 homens (que mais pareciam membros da ETA ou coisa que o valha) e que por baixo dizia "Liberten los 5. Ni más un día de prison" ! Em Portugal acho que já não há disto, acho!


Hasta Luego!

2 de outubro de 2008

Peluquerias e coisas de mulheres

Não sei como não me lembrei de postar isto antes. Estou rodeada, aqui em Getafe, de Peluquerias, Salões de Beleza e Ginásios, aos montes, porta sim porta sim! Tem sido uma tentação terrível entrar ali e pedir para me cortarem o pelo. Ainda por cima é uma pechincha, 10 euros o corte e 12euros cortar e pintar e fazer penteados e ficar mesmo à espanhola! Aqui não vejo uma mulher com o cabelo desgrenhado nem mal arranjadinho! Aqui pratica-se a cultura do Pelo! E encontrei um salão que tem solário a... 3EUROS! Devo sair bem queimadinha devo.

1 de outubro de 2008

Getafe - Madrid

Quando a minha garganta começou a dar sinais de fraqueza, vi logo que a "coisa" ia atacar forte. E foi mesmo o que aconteceu. Basicamente fiquei a minha primeira semana de Erasmus doente e... não fui às duas primeiras festas de Erasmus.=( Sniff Sniff
Mas também não fiquei em casa! Nã, nã. Nós portugueses ou, como mais tarde acredito que seremos chamados, o Grupo do Portugal no Coração, fizemos sempre a festa em casa uns dos outros! Bebuida (no meu caso confinada a chás e águas minerais naturais), queijinho do Pico, umas bolachitas de limão da avó da Vânia, rebuçados de funcho do Funchal e muita conversa. Eu e o Tó deliramos quando vamos a casa deles - do resto do Grupo do Portugal no Coração - porque vemos televisão! Nós temos televisão, mas não temos uma imagem nítida, definida nem um som único vindo exclusivamente do canal que estamos a ver. São muitos ruídos e uma imagem, bem... nem se pode chamar imagem ao que vemos. Compreendem não?!


No primeiro Sábado que cá estivemos fomos até Madrid para uma "gincana" pela cidade. Constituiram grupos e ala por ali fora. Por minha causa a Lucie foi parar a outro grupo, mas por minha causa também conheceu muita gente!=) Os Portugueses com o tal Portugal no Coração ficaram todos juntos e a nós juntaram-se mais dois portuguesÓ- Venezuelanos, o Benoit francês (que me perguntou se o meu tom de pele tinha sido das praias portuguesas!!lolol... para quem me conhece e viu este Verão sabe que foi a primeira vez que tive tão ariana), o Daniele e a Alice que são italianos, a Yasmin que é uma britânicÓ- JamaicanÓ- Muçulmana, a Marie que é da Alemanha ou da Polónia, acho que ela nem sabia bem de onde era, e a Linda que é do Perú! Deram-nos um mapa e havia x lugares pelos quais tinhamos de passar. Fomos a muitos e não me lembro do nome de quase nenhum: Plaza Major, Plaza de España, a Plaza onde tem o palácio real, a plaza onde está o Dom Quixote, o Sancho Pança e ainda... o Cervantes; a calle do cotovelo, (onde andamos a cuspir caroços de azeitonas, o que valeu foram mesmo as azeitonas=)... Resumindo, Madrid é lindo!! Mesmo!! Nesse dia também conheci o que Madrid tem de pior. O Metro. Bem, mas que coisa grande, feia, abafadíssima, claustrofóbica é aquela?! E mais, são 12 linhas só na cidade de Madrid. Não percebi pevas, o que vale é que temos uma bússula , Vânia!!, e que nos soube indicar sempre os caminhos certos! Gracias!



Já sabem todos também que aqui os filmes são doblados. Todos. Aqui o Brad Pitt ou o Al Pacino são espanhóis. Ah, e que os Simpsons hablán español, e muito melhor do que eu pensava, principalmente o Homer que digamos parece não ter muita queda para aprender assim tão bem uma língua!... Lol! E se pensavam que a era do Big Brother já tinha passado, desenganem-se porque aqui en España ele veio para ficar! Já vai na 10ª edição! Ui Ui. E Lilianas Aguiar a apresentar o "Toca a Ganhar"?? Essas são aos montes aqui. É no canal 8, 9, 15, 16, 26, 29... A televisão em Espanha é muito pior que a portuguesa e isso sem dúvida alguma. Então não é que a meio do telejornal deram a notícia que uma senhora e um senhor, conhecidos dos espanhóis obviamente, tinham rompido o seu namoro! E mais, andaram a entrevistá-los para saber o porquê. E se dizem que em Portugal há muita criminalidade, aqui nem sei que palavra usam. E o povo gosta de ver! Ui, o que aqui se faz. Mas Getafe é calminho. Pelo menos em 12 dias cheguei 11 vezes depois da uma e das duas e até das quatro da manhã a casa, vinda de casa do pessoal e nada! (Também não é coisa que goste muito de fazer eles que o digam. Sorry!)



Ah, e houve o magnífico Botellon!! Então é assim. Basicamente juntam-se centenas de estudantes nos jardins da Cidade Universitária de Madrid, com bebida e afins(porque eu fiz uns belos duns croissants mistos para o caso de dar fominha, e deu) para confraternizarem uns com os outros! Os Botellones são proibídos em Espanha, mas ali a polícia não pode intervir, apesar de ter passado a noite a nos rondar como se fossemos criminosos!! Hehe. Foi muito giro. Eu e o Tó compramos um vinho Rosé muita muita rasquinho no Ahorra Más(o meu novo supermarket) , vertemos o liquido para duas garrafitas de água e ala prá fiesta! Entonces o que acontece: as pessoas simplesmente chegam-se ao pé de ti e perguntam "Donde és?" e começa uma nova amizade! lol Conhecemos muito pessoal fixe, três brasileiros, com um dos quais ou neste caso, a qual tive a falar sobre o acordo ortográfico e a tentar explicar porque não concordava, com muito jeitinho, para ver se não feria suscetiblidades(que deve ser como eles dizem). Custou muito, mesmo! Depois conhecemos uns espanhóis, duas alemãs, que possivelmente no dia a seguir não se devem ter lembrado de onde tiveram pelo estado em que estavam, a Charlotte que é belga mas não se lembra do Europeu 2000, e no final da noite encontramos um grupo de portugueses do Porto com quem tivemos a falar o resto da noite! Erro de novatos, apanhamos um táxi para casa. Lá o senhor condutor disse que saia mais ou menos 18 euros. És mentira! Depois constatámos que a contagem era ao segundo, 5 cêntimos por segundo. No final 21eurinhos, ali! E eu acabei a noite com a voz da Marge Simpson!
Tou com montanhas de sono! Isto de querer contar tudo num dia não dá. Amanhã hei de recordar-me de mais coisas e escrever. Ah, e Lepras e companhia, estoy esperando por vosotros!



Hasta luego!

Seguidores

A minha foto
Lisboa, Açores, Portugal
Antes um blog de Erasmus, agora um blog ... de tudo